Os 20 anos do fim de Babylon 5: A mais illuminati e amaldiçoada das séries de ficção científica

Por Cláudio Tsuyoshi Suenaga

Para Michael O’Hare (1952-2012), in memoriam. 

Há 20 anos, no dia 25 de novembro de 1998, era levado ao ar o episódio “Sleeping in Light” (“Dormindo na Luz”), o 22º da quinta temporada e o último (110 do seriado Babylon 5 (1994-1998), em um total de 110 episódios.

Babylon 5, criado, produzido e roteirizado por J. Michael Straczynski (1954-), foi uma série de ficção científica das mais bem elaboradas, sérias, profundas e abrangentes, a primeira do gênero a utilizar um arco multi-temporadas para toda a sua história focada em política, diplomacia, negócios, religião, filosofia, conflitos e guerras durante os anos de 2257 e 2262. Nela vemos, entre diversas espécies, as raças reptilianas drazi, drakh e narn, esta última tendo à frente o embaixador G’Kar (Andreas Katsulas).

Andreas Katsulas como o reptiliano embaixadorr G’Kar.

O futuro projetado por Babylon 5, ao contrário do de Star Trek, é de um pessimismo atroz, com todos os nossos defeitos humanos e problemas atuais ainda presentes e irresolvidos multiplicados por cinco.

Babylon 5 é uma estação espacial (a quinta, já que as três primeiras explodiram, alvos que foram de sabotagens, e a quarta acabou desaparecendo misteriosamente sem deixar vestígios) do tipo Colônia de O’Neill[1] com 8 quilômetros de comprimento que gira em torno do próprio eixo para produzir gravidade artificial via força centrífuga. Sua estrutura de 2,5 milhões de toneladas inclui campos, jardins hidropônicos, um metrô que corre todo o comprimento da estação e diferentes atmosferas e níveis gravitacionais para acomodar dezenas de raças alienígenas.

Babylon 5, concebida no modelo da Colônia de O’Neill.

O nome Babylon 5 é uma referência tanto a Babilônia (palavra por vezes empregada como sinônimo de babel ou para designar cidades cujos costumes são dissolutos e corrompidos),[2] à Torre de Babel (acepção de grande confusão e desordem),[3] quanto ao cabalístico número 5, sagrado entre os cátaros e de força invocatória das mais poderosas entre maçons, illuminati e satanistas, ainda mais quando arranjado geometricamente na forma de um pentagrama (estrela de cinco pontas), de preferência invertido, o que faz atrair demônios e um campo preciso de energia luciferiana.

Babylon 5 concentra em cada episódio, talvez mais do que qualquer outra série já feita, uma profusão de símbolos maçônicos e illuminati (pirâmides, Olhos de Hórus e o Sol são os mais recorrentes) com alusões à formação de um Governo Único Mundial totalitário (chamado de Earth Alliance) e de uma agência estatal de telepatas, a Psi Corps, que nada mais seria do que o Instituto Tavistock expandido a impor o controle mental à toda a população.

Em “Z’ha’dum” (episódio 22, o último da terceira temporada), com roteiro de Straczynski e direção de Adam Nimoy (1956-) – filho do ator Leonard Nimoy (1931-2015), o “sr. Spock” –, levado ao ar em 28 de outubro de 1996, há uma fala que revela como a Elite Illuminati engendra a realidade criando e alimentando forças antagônicas que ela mesma manipula de modo a que do choque resultante, do Ordo Ab Chao, faça surgir do Caos a Ordem (satânica) que ela almeja:

“Quem desenha as fronteiras controla o dinheiro, manipula todas as decisões que ocorrem transparentes à nossa volta.  Os Vorlons são como seus pais, imagino. Querem que você seja certinho, limpe seu quarto, aja pelas regras. Creio que pode chamá-los de ‘Senhores da Ordem’. Os outros, os que vivem aqui, creem que a força só surge do conflito. Eles querem liberar nosso potencial, não engarrafá-lo. É realmente simples. Você junta dois lados, eles lutam. Muitos morrem. Mas os que sobrevivem são mais fortes, inteligentes e melhores. É como derrubar um formigueiro. Cada nova geração se fortalece. O formigueiro é reconstruído, melhorado. Então é isso que os Shadows fazem. Aparecem após alguns milênios e derrubam todos os formigueiros. Iniciam guerras, destroem raças inteiras. Algumas se perdem no caminho. Sim. E isto é lamentável. Não acho que isso seria fácil, mas não pode deixá-las no caminho do sonho. Olhe para a longa história da luta humana. Seis mil anos de guerras registradas. Banhos de sangue, atrocidades indescritíveis. Mas veja o que surgiu de tudo aquilo. Rumamos às estrelas, dividimos o átomo, escrevemos sonetos. Não chegaríamos tão longe se não tivéssemos combatido, evoluindo em nosso caminho ao topo metro a metro.”

Vorlon Empire by VeilaKs on DeviantArt

Em “The Exercise of Vital Powers” (episódio 16 da quarta temporada), com roteiro de Straczynski e direção de John Lafia, levado ao ar em 2 de junho de 1997, o bilionário dono de uma megacorporação farmacêutica em Marte, William Edgars [Efrem Zimbalist (1918-2014), pai da atriz Stephanie Zimbalist], revela como os illuminati agem nos bastidores da política e das finanças:

“As megacorporações tem feito coisas por trás dos bastidores há anos. Nós apenas não nos mostramos muito. O povo não compreenderia. Assim nós os deixamos pensar que ainda tem voz. Agora que há essa ameaça a nossos interesses de negócios, vamos resolver. Da nossa maneira. Silenciosamente. Atrás dos bastidores. Nós precisamos apenas de um pouco mais de tempo para concluir este trabalho. Nós vamos mudar o mundo.”

Efrem Zimbalist como William Edgars.

Seria coincidência que a série com a maior concentração de elementos maçônicos, illuminati e satânicos já vistos, tanto em termos explícitos como subliminares, também seja de longe a mais amaldiçoada, com o maior índice de mortes precoces de atores? Senão vejamos:

Michael O’Hare como o embaixador Jeffrey Sinclair / Valen.

Michael O’Hare, o ator principal que encarnava o comandante Jeffrey Sinclair – de formação católica-jesuítica e que lutou como um líder de esquadrão na Batalha da Linha, a última grande batalha da Guerra Terra-Minbari, encerrada 10 anos antes da inauguração da estação Babylon 5 em 2257 –, começou a sofrer alucinações e paranoia durante as gravações, sendo diagnosticado como portador de doença mental. Sem condições de acompanhar o ritmo dos sets, e ainda que Straczynski estivesse disposto a atrasar as gravações da segunda temporada em vários meses até que se recuperasse, O’Hare decidiu sair da série logo ao final da primeira temporada para não prejudicar a carreira dos colegas. Em seu lugar entrou o ator Bruce Boxleitner no papel do capitão John “Starkiller” Sheridan, que passa a comandar a estação a partir de janeiro de 2259, enquanto Sinclair é transferido para o cargo de embaixador da Aliança no planeta Minbar. Straczynski só revelou a verdade sobre a saída de O’Hare oito meses depois da morte do ator ocorrida em 28 de setembro de 2012, aos 60 anos, por complicações em decorrência de um infarto sofrido cinco dias antes.

Michael O’Hare como o comandante Jeffrey Sinclair.

Outros atores da série que vieram a ter uma morte precoce, foram: Richard Biggs (médico dr. Stephen Franklin), em 22 de maio de 2004, aos 44 anos, devido a um rompimento da aorta; Paul Winfield (general Richard Franklin, pai do dr. Stephen Franklin), em 7 de março de 2004, aos 64 anos, de ataque cardíaco; Tim Choate (alienígena Zathras), em 24 de setembro de 2004, aos 49 anos, de acidente de motocicleta; Andreas Katsulas (embaixador G’Kar), em 13 de fevereiro de 2006, aos 59 anos, de câncer no pulmão, diagnosticado em 2005; Johnny Sekka [médico dr. Benjamin Kyle no episódio piloto “The Gathering” (1993)], em 14 de setembro 2006, aos 72 anos, de câncer no pulmão; Jeff Conaway (chefe de segurança Zack Allan), em 27 de maio de 2011, aos 60 anos, de uma overdose de analgésicos; Robin David Sachs (narn Na’Tok, entre outros alienígenas), em 1º de fevereiro de 2013, aos 61 anos, de ataque cardíaco.

Parte do elenco e dos personagens de Babylon 5.

Notas:

[1] Também chamada de habitat Ilha Três, a Colônia de O’Neill é um tipo de habitação espacial proposto pelo físico norte-americano Gerard Kitchen O’Neill (1927-1992) em seu livro The High Frontier: Human Colonies in Space (1976). Um “cilindro de O’Neill” é composto por dois enormes cilindros que giram em sentidos contrários, cada um com 8 quilômetros de diâmetro e 32 quilômetros de comprimento, interconectados nas pontas por um eixo por meio de um sistema de rolamentos. Babylon 5 é uma concepção fiel ao projeto de O’Neill, o que confere ao seriado, juntamente com as naves espaciais, às armas, os uniformes (em estilo militar), os sistemas de suporte de vida, etc., um tom bem mais factível do que Star Trek e outras ficções do gênero.

[2] A Babilônia era conhecida como Bâbilâni, ou “Porta dos Deuses”, o lugar onde estes desciam. Elevada à capital do Império de Hamurabi [ou Hammurabi (1810-1750 a.C.), sexto rei da Primeira Dinastia, filho de Sin-Muballit, que reinou de 1748 a 1729 a.C.], permaneceu como o centro comercial e cultural do mundo por vários séculos. Destruída pelos assírios em 689 a.C., não tardou a ser reconstruída. Os babilônios derrotaram a Assíria em 607 a.C. e ela voltou a ser a capital do império. Sob Nabucodonossor II [ou Nebucadrezar, em acadiano Nabu-cudurri-utsur (632 a.C.-562 a.C.)], reviveu seus dias mais esplendorosos. Dentre as grandiosas edificações da cidade, salientavam-se o Templo de Baal, o Palácio dos Imperadores e os Jardins Suspensos (século VI a.C.), uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi conquistada em 539 a.C. por Ciro II, da Pérsia [ou Ciro, o Grande (559 a.C.-529 a.C.)] que para tanto teve de desviar o leito do Eufrates. Em 480 a.C. foi destruída pelo rei persa Xerxes [na Bíblia, esse rei é chamado de Assuero (519 a.C.-466 a.C.)]. Alexandre Magno escolheu-a para capital de seu imenso império, iniciando a reconstrução do templo e da cidade. Após a morte de Alexandre, os selêucidas que lhe sucederam no governo da Babilônia, transferiram a capital para a nova cidade fluvial de Selêucia (a 8 quilômetros da desembocadura do Rio Orontes, que corre nos territórios do Líbano, da Síria e da Turquia e deságua no Mar Mediterrâneo) e Babilônia veio a desaparecer.

[3] Remonta ao século XXIII a.C. o relato babilônio acerca de um rei chamado Ninrode. Em Gênesis 11:4, consta que Ninrode desejava reunir e unificar toda a humanidade em torno de si, e que para tanto mandou construir uma torre (ou zigurate) que chegasse até os céus, de maneira a que ninguém mais fosse tragado por outro dilúvio. Com a grande estatura da torre, chamada de Torre de Babel, Ninrode tornou-se conhecido como “Príncipe dos Céus”. Ninrode queria encontrar-se com Deus e entender seus trabalhos. Sua torre foi, literalmente, uma escada ou portal de entrada para o Céu, uma forma de penetrar na dimensão que Deus habitava, igualando-se a Ele. Mas é claro que Deus não gostou nada da ideia e fez confundir as linguagens.

O elenco original de Babylon 5.

Extra: Frases antológicas de Babylon 5

Babylon 5 – 1×06 – Mind War – BR

A PsiCorps se dedica apenas a
uma coisa, Comandante. Controle.
Controle sobre os telepatas,
a economia, os tribunais.
Sobre a matéria, sobre
o próprio pensamento.
Mas há algo ainda mais poderoso.
Algo que não sabiam que
existia, até eu cruzar a linha.
Não a mente acima da matéria.
A mente acima da energia.
Posso influenciar objetos
menores e menores ainda.
Moléculas, átomos, nêutrons.
Olho para você, Comandante…
…e vejo não um homem, mas uma
galáxia de partículas subatômicas…
…que eu posso separar e rearranjar
apenas com um simples pensamento.
Este é um poder que não deveríamos
ter. Não estamos preparados para ele.

Babylon 5 – 1×07 – The War Prayer

Meus sapatos estão muito apertados.
Um dia meu pai disse…
Ele estava…
…velho.
Muito velho naquele tempo.
Entrei em seu quarto…
…e estava sozinho,
no escuro, chorando.
Então perguntei o que houve.
E ele disse…
“Meus sapatos estão muito apertados…
…mas não importa…
…porque eu me esqueci como se dança”.
Nunca compreendi o que
isso significava, até agora.
Os meus sapatos estão muito apertados…
…e esqueci como se dança.

Babylon 5 – 1×08 – And The Sky Full Of Stars

Todos mentem, Michael.
O inocente mente porque não
quer ser responsabilizado.
O culpado mente porque não tem escolha.
Descubra porque ele está mentindo.
O resto se resolve por si mesmo.

Babylon 5 – 1×09 – Deathwalker

Será sempre dessa maneira?
Pequenos poderes à
mercê de grandes poderes.
Política antes da Moralidade.
Conveniência antes da Justiça.

Babylon 5 – 1×10 – Believers

As certezas são para as pessoas
que não têm nada em jogo.

Que Deus nos salve das falsas religiões.

O que faz falsa uma religião?
Se qualquer religião está certa,
então talvez todas estejam certas.

Estaríamos melhor se não existisse um Deus.
Se Deus nunca tivesse sido inventado.
Assim não teríamos de tornar-nos algo.
Não nos teríamos de preocupar.

O que eu estou tentando dizer
é que o que faz de nós humanos…
…é que nos preocupamos.
E por nos preocuparmos…
…nunca paramos de tentar.

Babylon 5 – 1×11 – Survivors

Ivanova:
…não atendo exigências.
Eu considero pedidos.

G’Kar:
O universo é regido pela
combinação de três elementos.
Energia, matéria e egoísmo iluminado.

Babylon.5.S01E13.Signs.And.Portents

Quer realmente saber o que quero?
Quer realmente saber a verdade?
Quero que meu povo recupere
seu devido lugar na galáxia!
Desejo ver um Centauri esticar
sua mão e comandar as estrelas!
Quero a ressurreição da glória,
o renascimento do poder!
Desejo parar de correr feito um homem
atrasado pra um compromisso…
Com medo de olhar para trás,
ou olhar para frente.
Quero “não ser” o que “eu sou”.
Quero…
Quero voltar atrás e ser como eu era.

Babylon.5.S01E14.TKO

L’hitraot.
(L’hitraot means I’ll be seeing you. When people say good bye to one another they don’t say Shalom (for the most part) but instead L’hitraot. By saying this perfect word, they are expressing to the other person that they will be seeing them again. It is not the final time, but they are already looking forward to the next time that they are together.)

Babylon.5.S01E20.Babylon.Squared

O que faz os humanos tão especiais?
O que a atrai tanto neles?
Eles lutam! Discutem! São
governados por paixões e medos!
Sim, e isso é a força deles.
Eles não se conformam.
Eles não se rendem.
As diferenças entre eles
trazem simetria
dando lhes uma capacidade única
de lutar contra causas impossíveis.
Fira-os, e eles voltam mais fortes.
As paixões que nós ignoramos os têm
levado às estrelas…
e os impelirá para um grande
destino.
Sua maior fraqueza é não
enxergar sua própria grandeza.
Esquecem que chegaram onde estão
com 2 milhões de anos
de evolução de luta e sangue.
Eles são melhores do que eles pensam
e mais nobres do que eles sabem.
Trazem dentro de si a capacidade de
andar entre as estrelas como gigantes.

Babylon.5.S01E22.Chrysalis

Desnecessário. Estou aqui
para ser útil, Embaixador.
Meus sócios acreditam que você
é uma pessoa de grande potencial…
preso em uma posição onde
você não é reconhecido.
Eles gostariam de mudar isso.

Sim, já ouvi isso antes.
Mas parei de prestar atenção.
Há momentos quando você se
olha no espelho…
e se dá conta que o que vê
é tudo o que você sempre vai ser.
Ou você aceita isso,
ou se mata…
ou parar de olhar para espelhos.

– Não, nada pode ser mudado.
– Então não custa nada tentar.

Por um instante eu pensei que
adentrei em um universo alternativo.

É verdade, mas vocês
exageraram na reação.

Como crianças maltratadas
que maltratam outras…
como se isso fosse equilibrar
o placar. Não vai.
Se você deixar seu ódio nublar
seu juízo, isso vai destruí-lo.

Apenas que eu tenho tido essa
sensação ultimamente…
que estamos em uma encruzilhada.
E não me agrada onde estamos indo.
Ainda há tempo de
escolher outro caminho.

Nós todos fazemos o que precisamos.

Isso é ótimo. Após todo esse tempo,
fico feliz que tudo esteja funcionando.

Engraçado, estava pensando em tudo
o que passamos juntos.
Você me conhece,
não sou muito bom nisso…
mas quero que saiba que sempre
fui muito orgulhoso de ser seu amigo.

Nada é mais o que costumava ser.

Babylon.5.S02E01.Points.Of.Departure

Tudo o que nos resta
agora é honra e morte.

Um Presidente da Terra,
Abraham Lincoln…
Quem descreveu melhor
nossa situação atual.
“Os dogmas do passado…
Sejam inadequados ao
presente tempestuoso.
A ocasião é cheia de dificuldades, e
devemos nos erguer à ocasião.
Não podemos escapar da história.
Seremos lembrados apesar de nós.
O julgamento inflamável
pelo qual passamos.
Nos levará para
honra ou desonra…
Até a última geração.
Nós nobremente pouparemos…
ou mesquinhamente perderemos…
A última e melhor
esperança para Terra.”

Babylon.5.S02E03.The.Geometry.Of.Shadows

Foi tocado pelas trevas,
Embaixador.
Vejo como uma mancha que
crescerá com o tempo.
Poderia adverti-lo,
mas você não escutaria.
Poderia matá-lo, mas
alguém tomaria seu lugar.
Assim faço a única coisa que posso.
Vou embora.
Acredito que era a confirmação
que você queria.
Uma palavra ou duas, um retrato
para enviar para seu povo…
Confirmando que você tem
um destino antes de você.
Sim, era somente um
pensamento, nada mais.
Pense sobre isso pelo
pouco que vai lucrar.
Olhando para você, vejo uma
grande mão alcançando as estrelas.
A mão é sua mão.
E ouço sons.
É o som de bilhões de pessoas
chamando seu nome.

Meus seguidores?
Suas vítimas.

Babylon.5.S02E04.A.Distant.Star.DVDRip.XviD-SFM.1

Um velho amigo meu uma vez citou
uma antiga benção do Egito.
Deus está entre você e o problema…
em todo lugar em que você
vai ter que andar.

O que a faz pensar que
este é o local certo para mim?
O universo nos coloca em lugares
que podemos aprender.
Eles nunca são fáceis,
mas são os corretos.
Sempre estamos no lugar
certo, na hora certa.
A dor que, algumas vezes, vem…
faz parte de um processo
de constante crescimento.
Mas o universo sabe o que faz.

Gostaria de ter a sua fé no universo.
Eu só não vejo assim, algumas vezes.

Então, vou lhe contar um grande
segredo, capitão.
Talvez o maior de todos os tempos.
As moléculas do seu corpo são as mesmas
que formam esta estação…
e a nebulosa lá fora que
queima dentro das estrelas.
Somos matéria de estrelas.
Somos o universo se manifestando…
tentando apresentar algo.
É assim que ambos temos aprendido…
algumas vezes o universo requer
uma mudança de perspectivas.

Babylon.5.S02E08.A.Race.Through.Dark.Places

Não estou dizendo o que
estou dizendo.
Não estou dizendo o que
estou pensando.
De fato, não estou pensando
o que estou pensando.

Quantos Minbaris são precisos para
se trocar uma lâmpada?
Nenhum! Eles sempre se rendem
antes de acabar o trabalho
e nunca dizem o porquê.

Toc, toc!
– Quem é?
– Kosh!
– Que Kosh?
– Saúde!

Babylon.5.S02E09.The.Coming.Of.Shadows

Ocorreu-me recentemente
que nunca escolhi nada.
Nasci para uma tarefa que tinha
sido preparada para mim.
Fiz tudo o que me foi pedido para
fazer porque nunca me ocorreu
escolher outra coisa.
E agora, no fim da minha vida,
penso no que poderia ter feito.

Foi por isso que o
meu pai me ensinou a viver
cada segundo como se fosse o
último momento da minha vida.
Ele disse:
“Se amar!
Ame sem reservas.
Se lutar!
Lute sem medo”.
Ele chamava isso de
“O caminho do guerreiro”.

Nenhum arrependimento,
então?
Alguns.
Mas só alguns.

E você?
Suficiente para encher uma vida.
Tanto que foi perdido,
tanto que foi esquecido,
tanta dor, tanto sangue.
E para quê?
Eu gostaria de saber.

O passado nos tenta, o presente nos
confunde e o futuro nos amedronta.
E as nossas vidas desaparecem
momento após momento
perdidas nesse vasto
e terrível meio tempo.

Mas ainda há tempo para agarrar
um último frágil momento.
Para escolher algo melhor.
Para fazer a diferença,
como você disse.
E pretendo fazer
isso mesmo.

Fazer o seu oponente pensar sempre
que você sabe mais do que sabe.

Babylon.5.S02E10.Gropos

Dê-me um minuto pra achar uma escada,
e discutiremos isso cara a cara.

Um homem que não sustenta seus
princípios não é um homem de verdade.

Babylon.5.S02E11.All.Alone.In.The.Night

Nós os seguimos até
o seu mundo natal
e os fizemos entender a
profundidade de seus erros.

Mas é hora de pararmos de reagir
e começarmos a agir.

Ficamos parados muito tempo.
Mas isso vai mudar.

Quietos, discretamente, um pouco
de cada vez e, por enquanto…
Conforme as regras.
É preciso fazer algo ou arriscamos
perder tudo pelo que lutamos.

Se houver algo errado, estaremos
por conta própria.

Em breve, estarei indo
para a escuridão…
E o fogo!
Não sei se estou destinada a
sair disso de novo!

Babylon.5.S02E12.Acts.Of.Sacrifice

G’Kar, todos nessa
sala sabem muito bem…
…que a primeira baixa de
uma guerra é sempre a verdade.
Infelizmente, o resto tende a ser pequeno
ou fraco demais para se defenderem.

Você deve saber que suas
ações no passado recente…
…as coisas que você disse…
…tornam bem difíceis a qualquer
um vir em sua ajuda agora.

Eu sei.
Mas o que mais eu posso fazer?
Quando você vem sendo esmagado embaixo
da roda pelo tempo que nós fomos…
…vingança ocupa a todos
os seus pensamentos.
Quando tudo mais é tirado de nós,
nosso ódio é tudo que nos mantêm vivos.

E agora, ele pode destruir você.

Não é o que a gente acredita,
e sim o que a gente pode provar.

Babylon.5.S02E13.Hunter,.Prey.DVDRip.XviD-SFM

Michael, você já pensou alguma vez
em sair do quartel e conhecer o mundo?
Eu irei, quando as pessoas
pararem de atirar em mim.

-Eu não acredito em ninguém.
-Em que mundo maravilhoso você vive.
Bem, o aluguel é barato, o pagamento é
bom e eu posso fazer meu próprio horário.

Sei lá. Em algum ponto do caminho,
algo é perdido por nós.

Nós perdemos o interesse no futuro quando
tudo o que nos contam que virá, chega.
E não é o que
achávamos que ia ser.
É como quando você espera por aquele
brinquedo em especial para o Natal…
…e quando você finalmente o recebe, vê
que ele não era tão legal quanto parecia.
Não funciona direito.
E fica tão desapontado que o joga
dentro do armário e nunca mais o pega.
talvez alguém deva rotular o futuro,
“Replanejamento necessário”.

Babylon.5.S02E14.There.All.The.Honor.Lies

“Nunca tema às respostas. Somente
tema não ter mais perguntas.”

Qualquer lugar que eu vou, eu não me
encaixo, ou sou solicitado para sair.

Em casa sou absorvido pelo silêncio,
e aqui sou absorvido por segredos.
Eu fui pego entre o fogo e a enchente, e se
existe alguma saída disso, eu não consigo ver.

Eu falei demais. Muito
mais que você queria ouvir.

Babylon.5.S02E15.And.Now.For.A.Word

Acho que é aquela velha piada…
Você não precisa ser maluco
para trabalhar aqui, mas ajuda.

O que eu espero?
Que tal chegar ao fim desta entrevista
sem ser despedido? É um começo.
Não sei, é o tipo de questão que
não sei por em palavras.
Talvez porque parece que quando
eu falo, não acontece.
Deve haver algo.
Sim. Há pequenas
esperanças, acho.
Todos os dias eu me levanto,
e espero que nada aconteça.
Adoraria ficar entediado por 24 horas.
E acho que continuarei esperando…
…que algum dia, em algum lugar
eu farei a diferença.
Que no fim das contas…
tudo o que passamos aqui
nos últimos anos…
signifique algo.

E quando você tropeça muito,
você começa a olhar para o seu pé.
Precisamos fazer com que as pessoas…
levantem os olhos de volta para o horizonte…
e vejam a fila de ancestrais
atrás de nós dizendo:
Façam que minha vida tenha um sentido.
E nossos herdeiros
na nossa frente dizendo:
Criem o mundo onde viveremos.
Não estamos apenas nos mantendo em
empregos e indo jantar.
Estamos no processo de criar um futuro.
Isso é o que é Babylon 5.
Apenas fazendo as pessoas
compreenderem isto…
poderemos ter esperanças de criar
um mundo melhor para nós mesmos…
e para nossa posteridade.

Babylon.5.S02E16.In.The.Shadow.Of.Z”Ha”Dum

Eu desejo viver o suficiente para estar lá
quando cortarem a sua cabeça…
…e a fincarem em um mastro como aviso
para as próximas 10 gerações…
…que alguns favores vem
por um preço muito alto.

Você disse que não havia problema.
Não vai haver, se aguardar ali.

Às vezes, antes de adormecer,
fecho os meus olhos…
…e vejo o rosto de cada
paciente que já perdi.
Eles estão sempre lá à minha espera bem
atrás das minhas pálpebras, todas as noites.

Sou um Fundacionista.
A ideia é que Deus é grande demais
para ser definido por palavras.
Como o Paradoxo de Zeno.
Há um número infinito de pontos
entre você e o objeto.
Quanto mais perto se chega da definição
de Deus, mais longe ele fica.

A paz pode ser feita ou desfeita com
uma arma, uma palavra, uma ideia…
…mesmo com um pensamento.
Aqueles que trabalham contra a paz
espalham as sementes do descontentamento.
Eles plantam histórias falsas.
Eles minam o bem público.
Não por serem necessariamente maus…
…mas porque eles não sabem fazer nada melhor.
Eles são rejeitados, infelizes.
E eles protestam da única forma que podem.
Se tivermos consciência destes problemas
à medida que ocorrem…
…então podemos encontrar essas pessoas.
Podemos falar com essas pessoas.
Poderemos recebê-los nos braços da sociedade…
enquanto ao mesmo tempo
protegemos a sociedade…
…da desinformação e das idéias prejudiciais.
Estamos menos interessados em ações
do que estamos em atitudes.
Devemos ajudar a proteger a sociedade
contra seus próprios piores instintos.
Ao tomar estes passos corajosos, nós ajudaremos
a assegurar um futuro melhor para todos.
Eu estou orgulhoso de fazer parte disto,
e espero que vocês todos se juntem a mim…
…e se tornem parte da Vigía Noturna.

Não pode olhar pra ele e me dizer
que acha ele inocente!
– Ele está escondendo algo.
– Claro que está.
Assim como metade das pessoas nesta estação,
mas não pode prendê-las por causa disso.
O registro dele está limpo como um apito.

Está tentando usar a palavra da lei
para derrotar o espírito da lei.

A reação dela me diz que há muito mais
nesse cara do que eu pensava.

Mas no íntimo, ambos carregamos a noção
tola de que podemos ajeitar tudo.
Bem, não podemos.
E você tem que enfrentar isso.
Mas não tem que enfrentar isso sozinho.

Depois do que me mostrou, como pode
pedir para deixá-lo partir?
Porque até agora, elas não sabem
o quanto nós sabemos.
Da última vez as Sombras perderam
porque se precipitaram.
Agora estão sendo cuidadosas,
reunindo suas forças lentamente.
Se você pressionar Morden, cedo ou tarde
ele vai lhe contar o que aconteceu.
Então ele será morto,
e você será morto.
As Sombras irão se antecipar,
antes de estarmos preparados para elas.

Ouça-me.
Além dos Vorlons…
…nós não temos os Primeiros para nos ajudar
desta vez. Nós estamos por nossa conta.
Só teremos uma chance para pará-los,
e se falharmos…
…bilhões irão morrer.

Chega um momento em que cada
um de nós deve se sacrificar…
…por algo maior do que si mesmo.

Você disse a G’Kar que ele teria que
decidir entre a vingança…
…e o bem do seu próprio povo.
Agora você tem que tomar a mesma decisão,
capitão.
Será a decisão mais importante da sua vida.

Os Alemães tinham um código secreto que
usavam para suas mensagens importantes.
Chamava-se Enígma.
O que eles não sabiam era que os
Britânicos decifraram o código.
O pessoal de Churchill interceptou uma mensagem
autorizando o bombardeio de Coventry.
Se tivessem evacuado Coventry…
…os Alemães saberiam que seu código tinha
sido decifrado e teriam trocado de sistema.
Se isso acontecesse, poderia
custar aos Aliados toda a guerra.
Se não evacuassem a cidade…
…centenas de homens, mulheres
e crianças inocentes morreriam.
Então, o que aconteceu?
Eles mantiveram o segredo.
Não houve evacuação.
E em 14 de Novembro de 1940…
…Coventry foi destruída.
Os mortos foram…
…empilhados como lenha.
Eu vi os filmes de Churchill
visitando as ruínas poucos dias depois.
E podia-se ver em seus olhos…
…a compreensão do que tinha feito.
Eram escuros, assombrados.
Todos estes anos, não fui capaz de
tirar essa imagem da minha cabeça.
Fico feliz por não ter que tomar
uma decisão dessas.
Acho que não poderia viver comigo mesmo.
Quantas vidas valem um segredo?

Então eu morro.
Mas não vou cair facilmente,
e não vou cair sozinho.

Babylon.5.S02E17.Knives

Os Centauri se curvaram aos desejos
de outras raças por muito tempo.
Agora iremos mostrar para a galáxia
nosso verdadeiro espírito.
Começando por aqueles desgraçados Narn.

Você não pode construir um império…
…baseado em matanças e traições.

Desgraça é melhor que morte.
Existiu um tempo onde eu concordaria
com você. Mas este tempo passou.

A insanidade faz parte dos tempos.
Você deve aprender a abraçar a loucura.
Deixar ela lhe queimar.

Babylon.5.S02E18.Confessions.And.Lamentations

Não olhe para longe, capitão.
Toda a vida é transitória.
Um sonho.
Todos nos encontraremos no
mesmo lugar ao final dos tempos.
Se eu não vê-lo de novo aqui…
irei vê-lo brevemente,
no lugar onde não há sombras.

Peste Negra.
Abateu-se sobre a Terra
na metade do século XIV.
Antes de ser erradicada,
varreu 3/4 da população da Europa.
Disseram as mesmas coisas.
Era castigo de Deus
pela nossa imoralidade.
Alguns acusaram os Judeus e leprosos
de envenenarem os poços…
e outros disseram que a praga
havia sido enviada pelo demônio.
Como os gatos eram considerados
parentes do diabo, todos foram mortos.
Mas os gatos eram a única forma de
controlar a fonte da praga…
os ratos e pulgas que
estavam com eles.
Então tudo que estavam fazendo era ajudar
a praga a se alastrar ainda mais rápido.

Tudo para você é um problema a ser
resolvido, um teste a passar.
Mas, sabe Stephen, algumas vezes o
teste não é encontrar a resposta…
é ver como você reage quando
descobre que não há resposta.

Babylon.5.S02E20.The.Long,.Twilight.Struggle

Repetindo o Senador Ronald Quantrell:
“Eles estão sendo bombardeados de
volta a idade das pedras.”

Nenhum ditador, nenhum invasor…
…consegue manter uma população aprisionada
pela força das armas para sempre.
Não há força maior no universo…
…do que a busca da liberdade.
Contra esta força, governos, tiranos
e exércitos não se mantém.
Os Centauri aprenderam
esta lição uma vez.
Iremos lhes ensinar novamente.
Mesmo que leve mil anos…
…nós seremos livres.

Babylon.5.S02E21.Comes.The.Inquisitor

Eles precisam saber que nossa voz ainda
pode ser ouvida nas ruas, em seus sonhos.
Devemos continuar lembrando aos outros
que existimos! Que ainda estamos aqui!
Se nos esquecerem, aí sim estaremos
longe de um resgate.

Como você disse, eu nunca começo uma
discussão se não souber onde ela vai…
…mas sempre deixo um espaço para as
pessoas me desapontarem.

Já está na hora de eles estarem prontos.
Não podemos apenas planejar e olhar para sempre.

Nada muda.
Corrupção, imoralidade, caos.

Você não tem nada só seu?
Nada a se agarrar que não seja provido,
definido…
…delineado, estampado, sancionado…
…numerado e aprovado por outros?
Como você espera lutar
por outra pessoa…
…quando você não tem a menor idéia
de quem você é?

Você sabe quantos ficaram perante mim,
como você está agora?
Orgulhosos, desafiadores, cheios de sua
auto-importância?
Certos de que eram escolhidos,
especiais…
…favorecidos de Deus?
Todos quebraram.

E melhor para todos que eles tivessem.
Melhor poupar os outros…
…da ilusão de falsa esperança.

Você tem a audácia de assumir que
está em uma missão Divina.
Comprometida com uma causa sagrada.
Eu não acredito.
E quando você sair daqui…
…nem você acreditará.

Se você acredita ser a escolhida,
estão você deve arriscar tudo…
…na esperança que o universo
não irá deixá-la morrer.
A não ser que esteja enganada.

Você tolera tudo isso
somente por seu ego.
Uma palavra sua, e todos os
guardiões do paraíso desceriam…
…e levariam você para longe do perigo,
longe deste lugar…
…porque você tem um destino.

Algumas vezes nós não enxergamos…
…porque fomos ensinados a acreditar
que não somos importantes.

Ensinados por pessoas como eu?
Talvez.

Mas, nós somos destruidores de sonhos
ou protetores do bem público?

Chame pelo universo.
Se ele lhe ouvir,
certamente irá responder.
Chame!
Vamos ver se o universo responde.

Silêncio.
Um silêncio tão profundo quanto…
…quando a baleia engoliu Jonas.
dentro de 24 horas padrão.

Você é uma peça da máquina que
pensa que é a máquina toda.
Uma flauta que crê ser a melodia.

Mas é melhor ser o que eu sou
do que o que você é.

Seja um Minbari bonzinho.
Conforme-se.
Fique quieta. Admita que é inadequada.

Quão longe está preparado para ir?
Quanto está preparado para arriscar?
Quantas pessoas você está preparado
para sacrificar pela vitória?
Você deseja morrer sem amigos,
sozinho, abandonado por todos?
Isto pode ser o esperado de você,
nesta guerra que está por vir.

Aqui é o inferno, Capitão.
E você é a principal alma amaldiçoada.

E as pessoas com as quais você trabalha,
as pessoas a quem chama de amigos?
Você está disposto a sacrificá-las?
E sua família?
E seus Deuses?
E a verdade? E sangue?
O certo? O errado?
E o futuro? A fé?
E o pecado? O Inferno?
E a morte?
E a eternidade?

Uma sociedade de admiração
e sacrifício mútuo.

Você trocaria a sua vida pela dele?
Eu achei que você tivesse um destino.
Este destino não vale uma vida?

Se eu cair, outro tomará meu lugar.
E outro, e outro.

Mas, e sua grande causa?
Isto é a minha causa! Vida!
Uma vida ou um bilhão, é a mesma coisa!
Então você faz
o sacrifício conscientemente.
– Sim.
– Sem fama?
Sem exércitos, faixas ou cidades
para celebrarem seu nome?
Você irá morrer
sozinha, desconhecida…
…e esquecida.

Este corpo é somente uma casca.
Você não pode me tocar.
Você não pode me machucar.
Eu não tenho medo.

Como saber quem são os escolhidos?
Um homem não poder ter amor maior, do que
quando abdica de sua vida por seu irmão.
Não por milhões, não pela glória,
não pela fama.
Por uma pessoa.
No escuro, onde ninguém nunca
irá ver ou saber.

Eu estou a serviço dos Vorlons há séculos.
procurando por vocês.
Diógenes e sua lâmpada…
…buscando um homem honesto, disposto
a morrer por todas as razões erradas.
Finalmente, meu trabalho está terminado.
O seu está apenas começando.
Quando a escuridão chegar, saibam disso.

Vocês são as pessoas corretas…
…no lugar correto e na hora correta.

A cidade estava afundando na
decadência, caos, imoralidade.
Uma mensagem precisou ser enviada,
embebida em sangue para todo o mundo ver.
Um aviso.

Na busca de minha causa sagrada…
…eu fiz coisas…
…coisas terríveis, impublicáveis.
O mundo me condenou,
mas não importava…
…porque eu acreditava que estava
certo e o mundo errado.
Eu acreditava que era o mensageiro
divino. Eu acreditava que era…
Escolhido?

Eu fui encontrado pelos Vorlons.
Eles me mostraram a terrível
profundidade de meu erro.
Meus crimes.
Minha presunção.

Lembrado não como um mensageiro,
lembrado não como um reformador…
…não como um profeta,
não como um herói…
…nem mesmo como Sebastian.
Lembrado apenas…
…como Jack.

Babylon.5.S02E22.The.Fall.Of.Night

Para Londo, isso é como estar
preso a um cavalo selvagem.
Você não quer ser derrubado,
então se segura mais firme.

Porque, às vezes, a paz é
apenas outra forma de rendição…
… e porque segredos têm sempre
um jeito de serem revelados.

Babylon.5.S03E01.Matters.Of.Honor

Nós perdemos muito tempo reagindo
quando deveríamos estar agindo.
Vamos tomar a ofensiva, para variar.

Babylon.5.S03E03.A.Day.In.The.Strife

É melhor morrer numa causa por liberdade
do que viver em conforto como escravo.

Babylon.5.S03E06.Dust.To.Dust

O universo já é louco.
Qualquer coisa a mais seria redundante.

Babylon.5.S03E08.Messages.From.Earth.(Part.I)

Aqui, Sr. Garibaldi,
você não pode se esconder de você mesmo.
Tudo fora daqui tem apenas um propósito:
Nos distrair de nós mesmos…
…do que é realmente importante.
Não há distrações aqui.
Você pode aprender muito do silêncio.

Babylon.5.S03E09.Point.of.No.Return.(Part.II)

Eu tive uma revelação.
O mais profundo e substancial, Ta’Lon.
O tipo de revelação que transforma sua mente…
…sua alma…
…seu coração…
…até mesmo sua carne…
…então você é uma nova criatura, renascida no instante da compreensão.
O que você compreende agora, que você não entendia antes?
está tudo aqui nessas páginas.
Eu tenho que escreve-las a medida que eu as vejo.
O que pode levar o resto de minha vida para explicar o que eu vi…
…naquele singular instante.
Para salvar nosso povo,
nós devemos sacrificar nosso povo.
Nós devemos sacrificar a nós mesmos…
…nosso orgulho, nossa vingança….
…morrer de bom grado pelos milhares, pelos milhões de outros.
quanto mais nós lutamos por nós mesmo,
quanto mais nós derrotaremos a nós mesmos.
Nós estamos ligados, Ta’Lon. Nosso destino é
como uma imagem presa em um espelho.
Se nós negarmos o outro, nós negaremos a nós mesmos , e deixaremos de existir.
E quem ou o que é este outro?
O próprio Universo, Ta’Lon.
Mas os Humanos, Eles são a chave.
E juntos, você e eu e os restantes , iremos virar essa chave…
…porque no outro lado está a salvação de todos nós.

Babylon.5.S03E10.Severed.Dreams

Eu avisei vocês
que esse dia estava chegando.
Mas vocês não me ouviram.
Orgulho, vocês disseram.
Presunção.
E agora as sombras estão se movendo.
O orgulho foi de vocês.
A presunção foi de vocês.
Por mil anos, estivemos esperando
a realização da profecia.
E quando ela se realiza,
vocês a ignoram. A rejeitam…
porque vocês não acreditam
mais em vocês mesmos.
Nós estamos entre a vela e
a estrela…
entre a escuridão e a luz.
Vocês dizem as palavras,
mas seus corações estão vazios.
Seus olhos estão fechados para
a verdade.
Não se importam com nada além
de seus míseros interesses.
“Os problemas dos outros
não são de nosso interesse.”
Eu não os culpo por ficarem em silencio
na sua vergonha.
Vocês, que sabiam o que viria, mas
mas se recusaram a tomar partido nessa guerra.

Babylon.5.S03E11.Ceremonies.Of.Light.And.Dark

– Eles disseram que eu estava carregando muita raiva reprimida.
– E?
– Eu não estou reprimindo nada mais.

Eu não posso imaginar meu mundo sem você nele.
Eu não sei exatamente quando ou como isso aconteceu…
…mas eu estou satisfeito com isso.

Babylon.5.S03E12.Sic.Transit.Vir

Esta pode ser a última chance que
poderemos ter durante algum tempo
Sabe, em nosso lar temos um ditado que diz:
“coma, beba e se alegre, para amanhã morrermos.”

Babylon.5.S03E13.A.Late.Delivery.From.Avalon

“Melhor as ilusões que exaltam
do que 10.000 de verdades.”
Aleksandr Pushkin, sim.

Babylon.5.S03E14.Ship.Of.Tears

Sabem, se isso continuar…
…vou começar a achar que as pessoas
por aqui não gostam de mim.

Babylon.5.S03E16.War.Without.End.(Part.I)

Zathras é usado como besta de carga
para o que as pessoas precisam.
Vida muito triste.
Provavelmente terei uma morte triste,
mas pelo menos terá simetria.

Babylon.5.S03E17.War.Without.End.(Part.II)

Entil’Zha, sempre disse que metade de
uma verdade era pior que uma mentira.

Tudo que os Minbaris acreditam giram
sobre o três.
Tres castas: trabalhador, guerreiro,
religioso.
Três linguas: luz, escuridão e cinza.
Os nove do Conselho Cinza.
Três vezes três.
Tudo é três…
…como vocês são três…
…como você é um…
…você é O Escolhido.
Você é O Escolhido que foi.
Você é O Escolhido que é.
Você é O Escolhido que será.
Você é o início da história…
…e o meio da história…
…e o fim da história…
…que criaram a próxima grande
história.
Nos seus corações…
…sabem que Zathras diz a verdade.
Vão agora.
O lugar de Zathras é com
O Escolhido que foi.
Nós temos um destino.

Babylon.5.S03E19.Grey.17.is.Missing

Não é o que se consegue fazer
é quem você conhece. Típico.

Babylon.5.S03E20.And.the.Rock.Cried.Out,.No.Hiding.Place

O que eles dizem sobre nós em casa?
Que vocês são um bando de renegados.
Que vocês são piratas e traidores trabalhando
com alienígenas para subverter a Terra.

Você se arriscou muito para nos trazer isso.
E se eles estivessem certos sobre nós?

Eu achava que não, mas se eu
estivesse errado, estaria errado.
Prefiro fazer algo e errar…
…do que ficar com medo de fazer algo.
É esse o problema em casa.
As pessoas têm sido induzidas a pensar
que não podem mudar o mundo.
Que têm apenas que aceitá-lo.
Pois eu lhes digo, meus amigos,
o mundo está mudando a cada dia.
A única pergunta é: quem o está mudando?

As pernas ficam engraçadas quando você
fica velho. Você senta, elas querem levantar.
Você levanta, elas querem deitar.
Você deita, elas querem andar.

Bem, não disse “trabalho”.
Disse “responsabilidade”.

Era possível distinguir os
bons oficiais dos maus.
Os maus estavam carregados com esta
sensação de terrível responsabilidade.
Isso os consumia. Eles queriam fazer o
certo para os homens e mulheres…
…sob o seu comando, mas após um tempo
eles se tornaram mais e mais…
…isolados, inacessíveis, anti-sociáveis.
Rabugentos?
Bem, essa é uma boa palavra.
Eles estavam numa nuvem de preocupação e
incerteza que ninguém conseguia penetrar.
Quando as suas preocupações chegam ao limite,
as pessoas param de vir até você porque…
…eles não querem acrescentar mais nada.
Você tem que “esvaziar” o seu limite de
preocupações, ou ficará cada vez mais isolado.

Quando Deus bater em sua porta,
você não precisará de mim…
…ou ninguém mais para dizer o que é.

“Por que você está tão empenhada em me
ajudar se a sua casa está do mesmo jeito?”
Ela disse, “porque limpar o seu
apartamento me ajuda a esquecer…
…a bagunça que fiz em casa”.
E quando eu varro o meu chão,
tudo o que fiz foi varrer o chão.
Mas quando eu lhe ajudo a limpar,
estou ajudando você.”
Bem, às vezes a sujeira era muita
até pra nós dois…
…mas com certeza era bom
ter uma companhia.

Mas quem é o inimigo?
São os alienígenas? Bem, somos todos
alienígenas uns para com os outros.
É aquele que tem crenças
diferentes das nossas?
Não. Oh, não, meus amigos.
O inimigo é o medo.
O inimigo é a ignorância.
O inimigo é quem diz que você deve
odiar aquele que é diferente.
Porque no fim, esse ódio irá
virar contra você…
…e o mesmo ódio destruirá você.

Babylon.5.S03E21.Shadow.Dancing

Sabe qual é o seu problema?
Toda sua vida esteve fugindo de
alguma coisa.
Usa o trabalho para fugir da
sua vida pessoal…
…e estimulantes para
fugir do seu trabalho.

E bem agora está fugindo de
tudo.

Você vai para lá e lutar pelo
que realmente tem valor.
– Não fuja porque é mais fácil.

Está muito ocupado morrendo, não está?
Acho que isso é um pouco mais importante
para você neste momento.
Bom, está bem, faça o que quiser…
…porque você e eu, nos separamos
a muito tempo.
Assim vá em frente e morra, porque
realmente não me importo mais.

Babylon.5.S03E22.Z”Ha”Dum

Quem desenha as fronteiras
controla o dinheiro…
manipula todas as decisões que
ocorrem transparentes à nossa volta?

Pense em mim como um
tipo de intermediário.

Os Vorlons são como
seus pais, imagino.
Querem que você seja certinho,
limpe seu quarto, aja pelas regras.
Creio que pode chamá-los
de “senhores da ordem”.
Os outros, os que vivem aqui, crêem
que a força só surge do conflito.
Eles querem liberar nosso
potencial, não engarrafá-lo.
É realmente simples.
Você junta dois lados, eles lutam.
Muitos morrem.
Mas os que sobrevivem são
mais fortes, inteligentes e melhores.
É como derrubar um formigueiro.
Cada nova geração se fortalece…
o formigueiro é reconstruído, melhorado.
Então é isso que os Shadows fazem.
Aparecem após alguns milênios
e derrubam todos os formigueiros.
Iniciam guerras, destroem
raças inteiras.
Algumas se perdem no caminho.
Sim. E isto é lamentável.
Não acho que isso seria fácil…
mas não pode deixá-las
no caminho do sonho.

Olhe para a longa história
da luta humana.
Seis mil anos de
guerras registradas.
Banhos de sangue,
atrocidades indescritíveis.
Mas veja o que surgiu
de tudo aquilo.
Rumamos às estrelas, dividimos
o átomo, escrevemos sonetos.
Não chegaríamos tão longe se não
tivéssemos combatido, evoluindo…
nosso caminho ao topo
metro a metro.

Deveria haver equilíbrio entre
nosso lado e os Vorlons.
Mas os Vorlons decidiram que seu
jeito era o jeito certo.
Eles obtiveram o apoio de
outros mundos, como os Minbari.
Eles até começaram a interferir no
desenvolvimento das raças mais jovens.
Quando olha para um Vorlon,
você vê o que ele quer que veja.
Eles nos têm manipulado, assim
responderíamos favoravelmente a eles.
Eles têm interferido…
em nível genético, pegando
humanos e os ajustando.
Por que acha que telepatas certificáveis
surgiram do nada cem anos atrás?
Eles criaram telepatas
em centenas de mundos.
para usar como bucha de canhão
na próxima guerra, mas felizmente…
nossos amigos chegaram primeiro
e com a ajuda da Psi Corps…
certificou-se de que
viriam para nosso lado.

John, eles acham que a raça
humana tem grande potencial.
Quando tudo isso acabar
estaremos voando alto.
Os primeiros a reconstruir,
fazendo as coisas da nossa maneira.

Mas a única coisa em nosso
caminho agora é você.
Assim, ou nós podemos
trabalhar juntos agora…
ou podemos remover
seu mecanismo de apoio.

Tudo depende de fazer as
outras raças lutarem entre si…
criando conflito para promover
crescimento e evolução.
Fazendo-as cooperarem, você
vai contra esse objetivo.
Quando isto começa, sempre há alguém
que tenta organizar as outras raças.
Você conseguiu isso. É
uma realização louvável.
Mas, no que diz respeito a
nossos objetivos, improdutiva.

– Então por que não me mata?
– Não funcionaria.
Alguém chegaria e o substituiria.
Há sempre problemas quando
se criam mártires.

Trouxemos você aqui esperando
que nos entendesse.
Trabalhe conosco,
não contra nós.
Você é importante.
Você é o que chamam de nexus.
Você escolhe um caminho…
e todo mundo tende a
seguir o mesmo caminho.

A evolução será servida, de
um jeito ou de outro.

G’Quan escreveu, “Há uma escuridão
maior do que a que combatemos.
É a escuridão da alma que
perdeu seu caminho.”
A guerra que lutamos não é contra
poderes e principados…
é contra o caos e o desespero.
Maior que a morte da carne
é a morte da esperança…
a morte dos sonhos.
Contra este perigo nunca
podemos nos render.
O futuro está à nossa volta…
esperando em momentos
de transição…
para nascer em
momentos de revelação.
Ninguém sabe a forma deste
futuro ou onde ele nos atingirá.
Só sabemos que ele
sempre nasce…
na dor.

Babylon.5.S04E01.The.Hour.Of.The.Wolf

Você ouviu falar
da hora do lobo?
É o período entre as três e quatro
da madrugada…
…em que não pode dormir, e tudo o
que vê são as dificuldades e os problemas…
…e os rumos que sua vida
deveria tomar, mas não tomou.
E tudo o que você escuta
é o som de seu coração.

Vir, é uma verdade terrível…
…mas quando se acumula poder,
perdem-se amigos.
A gente só tem aqueles que desejam
nos usar e aos que nós desejamos usar.
E mesmo assim, em tudo isto,
você de algum modo pode…
…avançar pelos corredores
do poder sem ser afetado.

Babylon.5.S04E02.Whatever.Happened.To.Mr.Garibaldi

A primeira obrigação de um prisioneiro
É escapar.

Então…
…se a gente for prisioneiro do amor,
deve escapar para a solidão?
Se a gente for prisioneiro da alegria,
deve escapar para a tristeza?

As palavras têm significado.
E nomes têm poder.

O universo começou
com uma palavra, sabia.
Mas qual foi primeiro…
…a palavra ou o pensamento
atrás dela?
Não se pode criar a linguagem
sem o pensamento.
E não se pode conceber um pensamento
sem a linguagem.
Então, qual criou ao outro…
…e em conseqüência,
criou o universo?

Quando nascemos…
…nos é atribuído um número
limitado de segundos.
Cada “tic” do relógio
corta uma parte de nós.
Tic.
Uma possibilidade de felicidade.
Tac.
Uma palavra negligente acaba um caminho…
…e abre outra.

Sempre acaba nosso tempo.
O seu já está quase terminando.
Está no meio dos segundos…
…perdido nas infinitas possibilidades
em meio do “tic” e do “tac”.
Tic, está vivo.
Tac…
Bem, foi uma boa vida,
mas curta.

“Se está caindo de um recife,
trata de voar para sair daí”.
“Não tem nada a perder”.

Babylon.5.S04E05.The.Long.Night

Era um poema de Tennyson.
Ainda me lembro da
sua última parte.
“Mesmo sem a força que outrora
movia céu e terra…”
“Somos o que somos.”
“Um temperamento de
corações heroicos”
“Enfraquecido pelo tempo e
pelo destino, mas forte em determinação”
“Para lutar, buscar, encontrar
e não se entregar”

Babylon.5.S04E07.Epiphanies

É a prova de que quando encara
a vida com o coração aberto…
… todo o Universo conspira a seu favor.

Só que nem sempre o faz
da forma que se espera.

Babylon.5.S04E08.The.Illusion.Of.Truth

A ILUSÃO DA VERDADE

Mas alguns ficaram…
…tentando encontrar meios
de passar a verdade…
…enquanto os grandões
não estiverem olhando.

Mas mesmo uma meia-verdade
é melhor do que nada.

Babylon.5.S04E12.Conflicts.Of.Interest

Aqui é a Comandante Susan
Ivanova de Babylon 5…
…e esta é a primeira transmissão
oficial da nova voz da resistência.
Nós estamos mandando nosso sinal para todas
as naves que querem escutar a verdade…
…para nossos camaradas caídos e guerreiros
da liberdade em Marte e Próxima 3…
…e para a Terra, que, apesar do que vocês
possam ter escutado, ainda é nossa casa…
…e ainda é o sonho pelo qual somos
mais leais agora do que antes.
Nos últimos três anos, desde
que o presidente Clark assumiu…
…depois de ordenar o
assassinato do presidente Santiago…
…vocês escutaram apenas
desinformação, propaganda…
…mentiras.
Agora nós iremos
dizer a você a verdade.
E nós continuaremos dizendo
até que eles nos derrubem…
…ou até Clark renunciar e dar a Terra
de volta para as mãos do seu povo.
Você pode nos matar, bombardear nossas colônias,
destruir nossas naves, matar civis inocentes…
…mas não pode matar a verdade,
e a verdade está de volta.

Babylon.5.S04E14.Moments.Of.Transition

Os Antigos entendiam que na guerra…
…são sempre os mais jovens e menos
poderosos que são mandados para lutar.
Mandados por líderes e guerreiros
e generais…
…que não estão eles mesmos
engajados na batalha…
…que não sangram nas
linhas de frente…
…que não morrem sozinhos
nas noites frias e sem amigos.

Babylon.5.S04E16.The.Exercise.Of.Vital.Powers

Você sabe o que os gregos
antigos definiam como felicidade?
Não tenho certeza, mas posso apostar que
envolvia três carneiros e uma jarra de vinho.
Felicidade, eles diziam, envolvia o
uso de forças vitais …
… através de linhas de superioridade que a vida
pode se beneficiar se estiverem ao seu alcance.
Os seres humanos esforçaram-se
sempre para ultrapassar o limite do que é possível.
E essa é a nossa força.

Mas que tipo de mundo nós teríamos,
que opções de felicidade …
… nós teriamos em uma sociedade
controlada por telepatas …
… quando humanos comuns são considerados
cidadões de segunda classe …
… e a privacidade é algo que você
não tem nem como sonhar?
Você gostaria de viver neste
tipo de mundo, Sr. Garibaldi?

Você está pensando pelos modos antigos,
na força das armas.
Mas os tempos mudaram.
Nós falamos numa guerra de informação.
Uma guerra de segredos.
Uma guerra de intimidação.

Eles não precisam estar em todos os lugares para fazer o
povo acreditar. Eles precisam estar atrás da proxima porta.

Você quer seus segredos expostos …
… seus pensamentos mais íntimos
transmitidos para que todos ouçam?
Não, mas isto não pode …

Você ainda está trabalhando com a
idéia de que pessoas tomam o poder.
Ninguém toma o poder.
Eles ganham o poder do resto de nós,
porque nós somos estúpidos ou medrosos ou ambos.
Os Alemães em 1939.
Os Russos em 1917 e 2013.
O Iraque em 2025.
A França em 2112.

Entregaram o poder para certas pessoas
porque esperavam receber vantagem.
Pegar o bonde da história.
Recuperar o seu prestígio.
Fizeram porque era
o que eles queriam.
Mais tarde, como crianças que comeram
doces demais depois do jantar …
… eles negam que era sua culpa.
“Não, era delas.”
É sempre deles.

Hoje, o Presidente Clark tem o poder,
e nós o demos para ele …
… porque estávamos com medo dos
alienígenas e medo de nós mesmos.
E agora nós o estamos dando aos telepatas.

– Polícia do pensamento.
Uma vez que isso acontecer,
nunca mais deixarão de ser.

As mega corporações tem feito coisas
por trás dos bastidores há anos.
Nós apenas não nos mostramos muito.
O povo não compreenderia.
Assim nós os deixamos
pensar que ainda tem voz.
Nós deixamos Clark fazer as coisas a sua maneira porque
não víamos como ia acabar até que fosse tarde demais.
Agora é uma ameaça a nossos interesses de
negócios, e nós vamos resolver. Da nossa maneira.
Silenciosamente.
Atrás dos bastidores.
Nós precisamos apenas de um pouco mais
de tempo para concluir este trabalho.

A campanha de Sheridan ameaça
destruir a nossa linha de ação.
Ele está fazendo Clark ficar mais
paranóico dando-lhe um inimigo real.
E quanto mais paranóico ele fica,
mais poder ele dá a Psi Corps.

O que você me disse,
é toda a verdade?
É o mais perto da verdade que você
ou qualquer um poderá chegar.
Mas é o bastante para você decidir se você pode confiar
em mim da mesma forma que eu confio em você agora.
Uma vez que eu decida que você está
do meu lado, eu lhe contarei o resto.

Nós vamos mudar o mundo,
Sr. Garibaldi.
E eu espero que trabalhe comigo.

Babylon.5.S04E17.The.Face.Of.The.Enemy

O Presidente Clark não é o problema verdadeiro.
Ele é insignificante.
De um modo ou de outro
ele terá ido em alguns anos….
… mas os telepatas que ele
colocou no poder, a Psi Corps …
… eles ficarão para sempre.
Este é o verdadeiro perigo.

Se informação é poder,
os telepatas representam …
… a maior ameaça à
liberdade que nós já vimos.

Nós temos que enfrentar isso …
… ou enfrentar a real possibilidade
de nossa própria extinção.

E o resultado certo disto é, você cria
uma raça de escravos para servir …
… ou morrer.
Está é a tirania da evolução.
Cedo ou tarde, você terá uma espécie …
… que terá uma vantagem
genética ou tecnológica …
… e está espécie vai conquistar a
espécie está em desvantagem.

Carthage, em o “Triunfo do Homo Sapiens
sobre o Neanderthal” nos mostra isso.
Agora o que nós temos?
Nós temos o Homo Superior
versos o Homo Sapiens.
Neste nível do campo de jogo,
o Homo Superior venceria com o tempo.
A menos que nós viremos o jogo.

Babylon.5.S04E19.Between.The.Darkness.And.The.Light

Eu não assisto televisão.
É uma lixeira cultural…
…cheia de metáforas impróprias
e um retrato irreal da vida…
…criada pela elite liberal da mídia.
– Eu concordo. Doutor?
– Absolutamente.
– Bom. Estamos todos de acordo.

Babylon.5.S04E21.Rising.Star

… tivemos que escolher entre
o que nos diziam que era correto …
… e o que acreditávamos ser o correto.

… como se sente
fazendo história?
Você não faz a história.
Só espera poder sobreviver a ela.

Babylon.5.S05E13.The.Corps.Is.Mother,.The.Corps.Is.Father

Um novo médico faz
sua ronda no asilo.
Ele pergunta para um
paciente: “E você, quem é?”
O paciente responde, “Eu,
senhor, sou Napoleão.”
“Como você sabe que é
Napoleão?”, pergunta o médico.
“Deus me disse.” e do leito ao
lado ouve-se “Eu não disse nada.”
Sempre existe alguém
ou alguma coisa…
tentando ser a coisa
mais importante do mundo.
Não pretendo ofender seu
senso de perspectiva…
nem tudo é sobre Babylon 5.

Babylon.5.S05E18.The.Fall.Of.Centauri.Prime

Quando nos conhecemos …
… eu não tinha nenhum poder …
… e todas as escolhas que eu poderia querer.
E agora que eu tenho todo
o poder que eu poderia querer …
… eu não tenho escolha nenhuma.
Nenhuma escolha.

S05E19.The.Wheel.of.Fire

Outro dia estava pensando sobre o que você
disse sobre Deus umas semanas atrás…
…e me lembrei que um
velho humano disse:
“Deus pode fazer uma rocha tão grande
que mesmo ele não possa levantá-la?”
Eu acredito que essa é a pergunta errada.
A pergunta certa seria :
“Deus pode criar um quebra-cabeça tão
difícil, uma charada tão complexa…
…que mesmo Ele não possa resolvê-la?”
O que isso nos afeta?
Talvez um problema como este seja a
maneira de Deus nos dar um pouco
do que nós damos a ele.

Babylon.5.S05E21.Objects.At.Rest

E se alguma vez tiver alguma dúvida…
…converse com ela.
Ela nunca julgará você.
Ela somente amará você.

De tempos em tempos…
você cometerá erros.
São inevitáveis.
Às vezes os erros serão…
… enormes.
O que importa é que
você aprenda com eles.

Não há nada errado em cair…
sempre que termine
cinco centímetro mais alto…
… quando se levantar do chão.
Às Vezes…
…você pode acabar muito longe de casa.

E não se sentirá seguro
de onde pertences…
… mas seu lar sempre estará aí.
Porque lar…
… não é um lugar.
É onde quer que tua paixão te leve.
E ao continuar teu caminho…
…você perderá alguns
amigos e ganhará novos.
O processo é doloroso…
…mas é muitas vezes necessário.

Eles mudarão…
… e você mudará, porque…
… a vida é mudança.
de tempos em tempos…
… eles encontrarão
seus próprios caminhos…
… e talvez esses
caminhos não sejam o teu.

Aprecie-os como são…
… e lembre-se deles
pelo que eles foram.
Não há muito o que dizer.
Exceto…
…que eu acredito…
Eu realmente acredito que cedo ou
tarde, não importa o que aconteça…
…as coisas se ajeitam.

Teremos momentos
difíceis. Nós sofreremos.
Nós perdemos gente amada.
O caminho nunca é fácil.
Nunca se imaginou que fosse fácil.
Mas no final de contas…
…se você permanece fiel
ao que você acredita…
…as coisas se acertarão.

Sempre…
… deve estar disposto a
lutar pelo que você acredita.
Não importa se 1000 pessoas concordem com
você ou uma pessoa concorda com você.
Não importa se você estiver
completamente sozinho.
Lute pelo que você acredita.

Que me traz…
…ao primeiro conselho que meu pai
me deu, e agora eu estou dando a você.
– Nunca…
– Nunca comece um briga…
…mas sempre termine.

Babylon 5 [0x4] The River of Souls (1998)

Você conhece o
efeito Pauli?
Não, acho que não.
O Dr. Wolfgang Pauli foi físico
na Terra no fim do século 20.
Sempre que entrava no laboratório…
…algo dava errado ou quebrava,
em geral algum equipamento caro.
Os outros cientistas, brincando
chamavam isso de Efeito Pauli.
-Interessante, mas…
-Dizem que um dia…
…um equipamento muito delicado
e caro explodiu…
mas ele não estava presente.
Foi a primeira prova…
…de que o Efeito Pauli não existia…
até que descobriram que,
quando o aparelho explodiu…
…o Dr. Pauli estava num trem
que passava ali perto.

Todas as frases antológicas de Babylon 5 transcritas acima estão reunidas neste link:

http://kdfrases.com/usuario/babylon5